Sismube

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BAÚ DAS HISTÓRIAS


Conta uma lenda africana que houve um tempo na Terra em que não havia histórias para se contar, pois todas pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as conservava em um baú de ouro. Ananse, o Homem-aranha, queria comprar as histórias do Deus do Céu, porém ele apenas as daria caso Ananse cumprisse algumas tarefas, o que aconteceu. Dessa forma, ele ganhou para seu povo o baú das histórias, que ao ser aberto todas as histórias espalharam-se pelos cantos do mundo.
É nessas perspectivas de espalhar histórias que se efetiva o projeto Baú das Histórias, desenvolvido pelo Sismube/Died para atender a comunidade das 37 (trinta e sete) Unidades de Educação Infantil, 67 (sessenta e sete) Unidades Pedagógicas e 8 (oito) Ecoescolas, da Semec/Belém. Cada espaço educativo recebeu um baú confeccionado em madeira, com pintura artística, contendo um acervo inicial de 300 (trezentos) livros de literaturas infantil e infanto-juvenil, CDs e DVDs infantis e, ainda, ambientação especial com colcha de retalhos, almofadas, móbiles, para caracterizar o espaço e dar maior conforto e prazer na hora da leitura.
Assim, como no Vivência Deleitura, a comunicação, a arte e a ludicidade são mecanismos de estímulo ao prazer da leitura, mediante ações voltadas para as linguagens de arte e educação que oportunizam diversas ações, dentre elas: formação em serviço (encontros, cursos e oficinas), Conversas Literárias (encontro com escritores) e Colcha de Histórias (contar e ouvir histórias).

Um comentário:

  1. Olá Boa Tarde!
    gastaria de Saber mais sobre o projeto, fiquei interessado em aplica-lo em minha escola

    ResponderExcluir