Sismube

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto da Semec valoriza literatura paraense nas escolas‏.


A Secretaria Municipal de Educação, junto com o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) lançou o projeto “Memória da Literatura do Pará”. A ideia é resgatar e valorizar os autores paraenses nas 59 escolas municipais de ensino fundamental.
O projeto começou a ser difundido em março e vai até o dia 30 de outubro, através de banners itinerantes contando a vida e obra de 80 autores paraenses. Esses banners estarão expostos nas escolas municipais e durante o período de exposição, os alunos estarão visitando essas exposições acompanhados dos seus professores.
Junto com as exposições, escritores paraenses atuais como Alfredo Garcia e José Antônio Neto estarão dando palestras aos alunos, em bate-papos informais sobre os autores homenageados.
Nesta quarta-feira,15, o projeto começou a ser difundido na Escola Maria Luiza do Amaral, na Sacramenta. A escola conta com 1.100 alunos de 7 a 14 anos. O projeto estará exposto na escola até o dia 24 de maio. Os autores em destaque são Ruy Barata, Eneida de Moraes e Antônio Tavernard. A programação de abertura foi uma festa para a garotada que apresentou uma dança com a música “Esse rio é minha rua”, de Ruy Barata. Depois, os alunos declamaram poesias dos autores homenageados e ouviram uma palestra do escritor Antonio Juraci.
“ Essa iniciativa foi muito importante para os alunos adquirirem o hábito da leitura. Eu notei um grande interesse deles desde que a programação foi anunciada” comemorou a diretora da escola, Elisandra Conceição.
“ A idéia é fazer esse projeto se expandir nos próximos anos. Ano que vem, ele deverá ser com autores do presente, incluindo os nacionais. No futuro, será a vez dos autores internacionais” disse a técnica do Sismube, Liduína Bringel.
Texto: Syanne Neno - Ascom Semec
Fotos: Semec
Edição: Lene Tavares- NID Comus